top of page
  • Foto do escritorProfessor Alexandre

Atualizado: 26 de out. de 2023

Professor Alexandre

Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês

Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês, confira


O Conselho nacional de previdência social INSS Brasil tomou uma decisão muito

importante referente a taxa de juros que vão impactar os créditos consignados.




Foi uma votação fácil por 14 votos contra um o conselho nacional CNPS aprovou na última quarta-feira o novo valor de juros 1.84 nós sabemos que a questão dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas sempre foi uma luta onde o aposentado pensionista e BPC LOAS perdem, contudo com esse novo teto que está menor que o antigo limite de um ponto 91 ao mês temos uma primeira boa noticia


Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês


Você deve lembrar que em agosto de 2023 o presidente do INSS Carlos Lupi colocou como prioridade diminuir a taxa de juros solicitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que quer que fique abaixo do teto da Selic. Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês.



Luiz Inácio Lula da Silva também aprovou em julho de 2023 a medida provisória que assegura a criação de uma política de proteção ao salário mínimo acima da inflação inflação.


Sabemos que no dia 31 de outubro existe uma nova reunião do COPOM e novas diminuições nas taxas SELIC do Brasil podem acontecer contudo isso ainda precisará aguardar.


Essa briga de braço por diminuição na taxa de juros não é de hoje e começou em março nessa nova gestão do governo Luís Inácio Lula da Silva.






Por um lado as centrais sindicais do Brasil gostariam que a taxa de juros para conceder empréstimos continuasse 1,70 assim como a Caixa econômica e o banco do Brasil ofereceram mas infelizmente a pressão dos bancos foi maior em cima do governo Luís Inácio Lula da Silva e ficou decidido o teto de 1.97% por mês.

Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês


PROJETO DE LEI DA MARGEM SOCIAL DO BRASIL


Sabe aquele tipo de projeto que tem tudo tudo para dar certo e no último minuto deu errado não é o caso da margem social do Brasil. Considerado por muitos especialistas como o projeto que foi feito sem cálculos o projeto de lei 4.732/2020 que cria regras especiais para o empréstimo consignado em razão da crise econômica não andou visto que os bancos não sustentam a tese de uma taxa de juro tão baixa como de 0,5% ao mês e 2,5%.


Muitos canais insistem em dizer que a margem social foi liberada existem dizer que é para aposentados pensionistas do INSS, servidores públicos ativos e inativos assim como os pensionistas militares ativos e inativos.

Contudo é urgente que todos saibam que a margem social não foi aprovada e está bem longe de que isso aconteça porque ele depende da boa vontade dos bancos para que o projeto seja votado na comissão de tributação e finanças onde os próprios bancos tiraram da pauta da votação no ano de 2022.





Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês
Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês



Veja também: Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por





Dica bônus: Taxa do crédito consignado no Brasil cai para 1.84% por mês

22 visualizações

Alexandre Amaro é Professor, Auditor da Área da Saúde com atuação na cidade de Mineiros GO, como servidor público. É especialista em saúde da familia, Esp. Auditoria de Saúde, Esp. Educação permanente, Esp. Saúde do trabalho,
Mestrando de Gestão em Saúde Pública pela Funiber Brasil, Florianópolis SC. Além disso é influencer na rede do youtube, com mais de 300 mil seguidores em seus 3 canais da Rede Professor Alexandre Inss.

bottom of page